quarta-feira, 6 de maio de 2009

A listagem que faltava

Eu sempre fui uma fã das listagens. Não que o gosto pelo jornalismo quase esquemático tipo Elle, Cosmopolitan ou Vogue abone muito em meu favor, mas a verdade é que não resisto a uma leitura de qualquer artigo que me apresente as dez coisas que devo evitar quando vou a um supermercado, os 20 sítios a conhecer no mundo, os 15 discos obrigatórios na prateleira ou as cinco dicas para ficar mais parecida com a Scarlett Johansson (reparem que só ponho cinco, porque, de facto, a semelhança entre ambas é assustadora). Digámos que é daquelas coisas que fazem parte dos nossos instintos e que, por muito que as tentemos combater, não conseguimos ultrapassar. Aliás, é por esta razão que tenho evitado uma adesão ao Meo, pois receio ficar verdadeiramente viciada nesse portento do entretenimento norte-americano que é o canal E!, onde grande parte do dia é passado a mostrar o top ten das estrelas mais trashy ou mais sexy ou mais qualquer coisa.

E tudo isto apenas para introduzir o texto que se segue...

As 6 razões para conhecer a Irlanda

1. Paisagens: Terra de extensos prados verdejantes, as paisagens naturais irlandesas conseguem ser quase breath taking, mas desenganem-se os que acham que tudo se acaba nos campos. A verdade é que nunca se sabe onde podemos encontrar um castelo ou uma falésia a rasgar o mar.

2. Arquitectura e edifícios: são de todas as cores por aqui e dão uma ar colorido e bem disposto a qualquer rua, como que a contrastar com o cinzento carregado do céu. Não que se encontrem muitos espaço de interesse histórico ao estilo europeu tradicional, mas os centros das cidades são, tipicamente, espaços a conhecer.

3. Pessoas: simpáticos e hospitaleiros, os irlandeses estão sempre dispostos para uma boa conversa, principalmente depois de uma ou duas Guiness. Referência especial à beleza feminina, um segredo para muitos homens que continuam a correr atrás de italianas e raparigas do "bloco de leste".

4. Scones: Um vício que se entranha sem darmos conta.

5. Estilo de vida: sempre fui fã do horário 9am as 5pm, mas agora sou acérrima defensora deste estilo de vida que nos permite ter, de facto, uma vida. Novidade para os habituados a passar quase a totalidade do dia no local de trabalho, ou no seu caminho, parece impossível pensar em chegar a casa com energia para sair, correr, passear ou simplesmente ficar na conversa.

6. Guiness: quando bebemos um pint, ficamos sempre com a sensação de que comemos uma refeição completa, com sopa e sobremesa incluída.

As 6 razões para fugir a sete pés da Irlanda

1. Comida: Na irlanda o acto de comer é pura e simplesmente uma necessidade primária. Comer uma refeição completa ou uma sanduíche com qualquer coisa lá dentro é precisamente o mesmo para um irlandês. Uma ideia que causa uma certa estranheza a mediterrânicos habituados a passar bons momentos à volta de uma mesa enfeitada com vinho e pratos a fumegar. Aliás só assim se entende que o prato típico do St Patricks Day seja bacon cozido com couve cozida.

2. Tempo: Não porque chove muito, mas pela inconstância do clima. Num mesmo dia atravessamos as 4 estações do ano o que é, honestamente, um tormento.

4. Café : Simplesmente horrível

5. Nível de vida: O preço médio das coisas é muito elevado, tendo em conta o poder de compra português. Confesso que ainda me faz confusão comprar carne e maças à unidade, pagar 8 euros por azeite e 28 euros por duas lulas e quatro postas de bacalhau fumado.

6. A falta de sentido de humor dos irlandeses: Não são fãs de ironia e, na maior parte dos casos, não percebem o sarcasmo. Torna-se difícil dizer piadas por esta terra, uma vez que é preciso depois explicar que não era uma ofensa.

Feicfidh mé thú

Um comentário:

  1. que delícia ler este teu balanço ja cheio de saudade e de quem se entranhou pela Eire e respirou-lhe os cantos. Tu deves ter passado um mau bocado, já que és da spessoas com o humor mais inteligente e sarcástico que conheço. E acabaste por gastar o que tinhas e o que não tinhas a tentar manter uma alimentação minimamente normal :D ficava mais barato se calhar manteres-te a guiness.

    Ah e entrada fenomenal. Tenho a declarar publicamente - e porque conheço a sara - que ela é de facto assombrosamente parecida com a Scarlett, ou a Scarlett com ela. Só que a sara é a versão morena com caracóis :P

    Belisht!!
    (que poderia ser outra saudação no dialéctro local, mas que no caso não passa da "verificação de palavras" que me calhou em sorte para que a blogspot possa aprovar o meu comment"

    P.S. - já te estou a ver cá, volta e meia, a usares uma expressão típica celta aí do prado..

    ResponderExcluir