terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Viagem marcada

É já no próximo dia 8 de Fevereiro que parto rumo a Cork, a segunda maior cidade da República da Irlanda. Situada a Sul sobre as margens do Rio Lee, o nome Cork deriva da palavra irlandesa corcach, que significa lugar pantanoso.

Para além de ser a pátria do Viagra, Cork é também conhecida como sendo uma Terra Rebelde, em resultado do histórico apoio que a sua população deu ao inglês Perkin Warbeck em 1491, na sequência da Guerra das Rosas.

Para mais info sobre esta bela localidade podem visitar a wiki ou ver imagens no Flickr.

10 comentários:

  1. Lugar pantanoso...hum...deve cheirar bem,deve!...

    ResponderExcluir
  2. A Guerra das Rosas foi no séc.XV, oh pirilau! Muda aí a cronologia... nao prestas atenção aos eruditos programas de cultura geral da RTP1 e depois dá nisto... ai ai ai....

    ResponderExcluir
  3. Oh rapariga, faltou referir o essencial: o que vais fazer para esse cu-de-judas? e emigrar para a Irlanda? (terra esbelta mas de gente de pelo na venta, que passa o dia em PUBs e que não pode ver um português à frente que é logo atrás dele de sachola para o correr do país). deve ganhar-se bem aí, deve...

    BOA SORTE!

    E actualiza o blog com novidades tá? agora vou passar a seguir-te. beijos

    ResponderExcluir
  4. Confere que copiei mal a data desse poço de saber que é a wikipédia. Já está tudo em ordem, pelo menos do ponto de vista da verdade histórica.

    Obrigada "pirilau"

    ResponderExcluir
  5. Tens toda a razão Flávia, mas não pus porque ainda não sei ao certo o que vou estar a fazer. Só sei que será um estágio na minha área de formação. Situação que torna toda esta experiência 30 vezes mais interessante e perigosa! :)

    Digamos que escolhi a Irlanda, porque não tenho boas memórias de Itália e sou pessoa pouco interessada pela cultura de Malta.

    De resto, tentarei compilar todas as informações, desde o preço do fino de Guiness às imagens da Parada de St. Patrick neste belo blog.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Espero que encontres na Irlanda o que este triste Portugal não te dá (eu sinto-me tentada tb a emigrar..).

    Olha, eu acho que teria escolhido Malta (pelo menos tem lá marcas portuguesas do século XV ou XVI)... e podia armar-me a dizer que aquilo já foi um pouco nosso :D

    ResponderExcluir
  7. O espírito conquistador dos portugueses leva-nos a escolher sempre o desconhecido, até porque a Irlanda também já prescisa de uma marca nossa! ;)

    ResponderExcluir
  8. Agora é que falaste bem! ARRASA-OS!!!! :D

    ResponderExcluir
  9. o dia 8 fevereiro sempre foi rico em celebrações, ao longo da história...deixo aqui uma intelectual selecção das efemérides do dia 8 Fevereiro...
    1725 - Com a morte de Pedro O Grande, Catarina I da Rússia assume o trono.

    1919 - Primeira viagem aérea turística. Um avião adaptado com assentos faz a travessia Paris-Londres com 12 passageiros

    1945 - Segunda Guerra Mundial: Aviões dos EUA bombardeiam Dresden com bombas incendiárias. Estima-se que tenham causado cerca de 135.000 vítimas.

    2002 - São encerradas as comportas da barragem do Alqueva

    2007 - Anna Nicole Smith, ex-coelhinha da playboy.

    2009-Sara Cunha parte em cruzada para a Irlanda, qual Luís de Camões segurando os Lusíadas em mar alto, levando o estandarte de Portugal a um país em que se fala Inglês e que curiosamente nunca nos tentou invadir ou calcar com acordozinhos aliados.

    ResponderExcluir
  10. Quem diria que as "gajas" de História conseguiam dizer piadas realmente engraçadas dentro da sua área de estudos!!! estou parva e curiosa, pois não percebi o que aconteceu à Anna Nicole Smith?!

    ResponderExcluir