sexta-feira, 3 de abril de 2009

Mudam-se os tempos, fica a parvoice

Ontem, ao ler um post e tal, lembrei-me dos meus tempos de escola. Ja la vao uns anitos e meia duzia de centimetros a mais (ok, talvez esteja a exagerar neste aspecto) e devo confessar que estes exercicios de memoria regressiva me sao um pouco dificeis. Ha uma tendencia, com o tempo, a eliminar grande parte do pormenor desses anos aureos e a ficar apenas com uma imagem geral e mil vezes mais romantizada da juventude.
Muita coisa tera certamente mudado desde essa quase pre-historia, mas isso e assunto para post de gente que escreve de forma seria e pensada sobre as coisas A mim cabe-me olhar para essa tendencia tao juvenil de categorizar as pessoas em grupos, numa altura em que a identidade pessoal e uma realidade tao instavel. E claro que, hoje em dia, os jovens ja nao pertencem a grupos, mas sim a crews, que, convenhamos, e uma palavra mil vezes mais fashion, mas deixem-me ser cota por mais um bocado.

Nos recreios e espacos comuns do meu tempo escolar podiamos encontrar:

*Os Cromos: individuos que regra geral usavam oculos, camisa apertada ate ao ultimo botao e aquela camisolinha com padrao anos 70 em tons verdes, brancos e vermelhos. Eram conhecidos por serem bons alunos a matematica e por terem uma vida social pouco agitada;
*Os Maniacos do Desporto: sempre de bola de futebol debaixo de braco e prontos para uma partida, envergavem orgulhosamente o seu fato de treino. Nao eram grandes conversadores, mas gozavam de um certo estatuto junto da classe feminina;
*Os Metaleiros: depois de uns anos desaparecidos, os fas de sepultura, Iron maiden e Metallica estao a voltar. Com o andar pesado das Doc Martens, as calcas pretas justas e os cabelos compridos, nao largavam as t-shirts promocionais e espalhavam um certo medo a sua passagem;
*As Cheerleaders: ou miudas populares, sempre na moda e com uma grande legiao de fas, eram as primeiras a serem convidadas para qualquer festa;
*Os Alternativos: fumavam desde os doze, andavam sempre isolados e pelos espacosmais escondidos da escola, nao se envolvendo nas actividades de socializacao desenvolvidas para as massas. A maior parte era de artes e hoje, muito certamente, sao todos arquitectos.
*Os Betos: camisa aos quadrados, polo nas costas e cabelo a foda-se, chegavam todos cheios de manias nas motinhas que os pais lhes pagaram;
*Mais tarde vieram os Dreds: com calcas largas, fas de hip-hop e com bones de equipas americanas que nunca viram jogar, depressa se espalharam pelos corredores da escola.

Hoje em dia, e pese embora a persistencia de alguns destes grupos, o espectro de crews escolares e bem mais interessante e populado. Ja nao ha Cromos, mas gente com estilo vintage, os Maniacos do Desporto deram lugar aos Rastafari, as Cheerleaders sao umas meninas a beira das Lolitas, os Alternativos partilham os seus livros de Edgar Alan Poe com os Goticos e os Emos, os Dreds batem-se pela atencao das Tigresas. Os Betos agoram praticam surf e parafinam o cabelo e os metaleiros cruzam-se com os Hippies nos festivais.

Comeca a tornar-se dificil acompanhar toda esta mudanca social e, pasmem-se, ainda nao vivemos no Japao! A questao que fica agora e: E tu a que crew pertences?

PS: Aceitam-se ads a este post!


Feicfidh mé thú

Um comentário:

  1. Ora bem, eu acho que agora sou o estilo "ja nao tenho idade pra algumas coisas", mas confesso que preservo alguns acessórios algo "raros" mas que compõem o estilo eclético de marta-hari: as minhas Docs, a bela da calça justa e umas peças mais de que usadas (diga-se agora "vintage"). Mas ninguem como a nossa Zaramateka para explicar a sub-cultura Ribeirinha, um estilo de vida amplamente teorizado por ambas. Acho que ela poderia criar um post sobre essa matéria tão rica, mas confesso que a teoria sociológica é tão inovadora que merece uma publicação académica com os respectivos direitos de autor.

    ResponderExcluir