sábado, 14 de fevereiro de 2009

Home dulce maison

Uma das coisas mais interessantes em experiências internacionais é o contacto inevitável com pessoas vindas de várias localidades. A casa onde moro é um bom exemplo do choque cultural e das dificuldades de comunicação que daí resultam, uma vez que estão confinados ao mesmo espaço 3 franceses, 2 portuguesas e 1 italiana. Não se pode dizer que as principais diferenças se notem na forma de vida ou na comida, até porque todos temos uma base mediterrânica, o pior dos problemas é, sem dúvida nenhuma, a linguagem.

Ontem um dos franceses dizia com graça que achava que nos entendiriamos melhor em latim do que em inglês. E o pior desta afirmação é que é verdade!! Isto porque os franceses, para além do seu sotaque carregado nos Rs, têm muita dificuldade em construir uma frase em inglês e a italiana só sabe dizer umas palavras. Modéstias à parte, são as portuguesas que mais fluentemente falam a língua local e, como ninguém fala português, que têm de fazer das tripas coração para entender italiano e francês. Acho que eu e a L. sairemos daqui a falar três línguas e prontas para a emigrar para qualquer parte do mundo.

Uma coisa que certamente levarei daqui reforçada é a ideia de que os portugueses são um povo com uma capacidade de encaixe e adaptação acima da média, para além de serem, sem sombra de dúvidas, um dos países europeus onde o ensino de línguas está mais evoluído. Pelo menos neste ranking devemos estar no grupo dos líderes...

Feicfidh mé thú

3 comentários:

  1. Portugal está a caminho da falência....não se arranja, por aí, uma «cork» a mais para ver se isto estanca?!

    ResponderExcluir
  2. Ainda não vi uma única rolha desde que cheguei! Curioso!!

    ResponderExcluir
  3. Olá minha linda!!
    Estou maravilhada com as tuas peripécias por terras de Ulster...
    Além disso, a tua vida é uma animação com essa tutora. Entediada não vais ficar com certeza.
    Finalmente descubro algo em que os portugueses são melhores que os restantes povos europeus, para além de termos inventado a Via Verde :)))
    De qualquer forma, só te desejo é que tudo continue a correr sobre rodas (ou sobre pubs) a partir das 5 da tarde.
    Continua a dar notícias.
    Beijo grande
    Pimpolha

    ResponderExcluir