sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Lixogate

Em tempos em que o mundo se questiona qual será o seu futuro, olhando com incerteza para a falhas dos grandes pilares da sociedade moderna, cabe pensar sobre aquela que poderá ser uma das grandes causas de possíveis guerras futuras: o lixo.

Depois dos problemas levantados em Nápoles e da greve dos cantoneiros no Porto, seguem-se as leis do lixo irlandesas. Parece impossível, mas a verdade é que na Irlanda a recolha do lixo não é feita todos os dias! Nem sequer todas as semanas! As recolhas são feitas em dias marcados e os contentores só podem ser postos na rua na véspera. Traduzindo, a recolha do lixo normal só acontece de duas em duas semanas. E perguntam vocês: Onde ficam estão os sacos? No nosso caso, numa varanda das traseiras, na casa dos outros não tenho nada a ver com isso.
Em teoria, este sistema permite criar hábitos mais amigos do ambiente no que toca à produção de resíduos. Na prática e no que toca a estrangeiros resulta nisto:

Escusado será dizer que, dos quatro contentores que pusemos lá fora, apenas dois foram recolhidos, isto apesar da bela mensagem que deixamos aos cantoneiros:


E porquê?, perguntam vocês. Não faço ideia, respondo eu.

Estou em condições para afirmar que estamos à beira de uma crise do lixo nesta casa, pois agora só passam cá outra vez no próximo dia 5 de Março. À procura do número de emergências do lixo...

Novos episódios em breve....

Feicfidh mé thú

Um comentário:

  1. Vocês habituam-se... LOL mas gostei do método irlandês no que toca a recolha de lixo. Automaticamente obriga os cidadãos a fazerem menos lixo, uma atitude sem dúvida sensata, amiguinha do ambiente como referiste. Podíamos exportá-la!

    ResponderExcluir