sexta-feira, 27 de março de 2009

Mais vale tarde que nunca

O desfile está marcado para a uma da tarde e por volta do meio-dia já as ruas se emparedam de pessoas. Entre as grades e as cadeiras, a multidão verde acorre ao balcão mais próximo para agarrar a sua cerveja. Se calhar ainda há tempo de ir ao dinner da esquina comprar um menú de frango frito e batatas para forrar o estômago. A única ida à casa-de-banho que se aceita a esta hora é para esvaziar a bexiga, porque nós aqui na Irlanda não somos meninas. Mas tenho de ter cuidado com a tinta da cara, não quero que o laranja, verde e branco se misturem antes das fotografias da praxe, e este chapéu que não fica quieto com o vento que se faz sentir esta tarde em Cork! Graças a Deus que está sol, não aguento mais um ano a ver a parada à chuva!

Que horas são afinal. Meia hora. Olha para aquele grupo de miúdas?! Têm para aí treze anos e já têm mais carne à mostra que cérebro. Ui detectaram-me, já vêm a caminho para me cravar um cigarro. "Pega lá o fag, mas devias deixar-te disso, és muito nova."
Já perdi o meu lugar junto à grade, que chatice! Vou até à margem do Lee, se calhar consigo encontrar um buraco para espreitar os grupos que já se afilam do outro lado. Aproveito e espreito as barraquinhas do Barry's Tea Food Market, a dieta fica para amanhã e talvez compre um pouco daquele fudge de chocolate e menta. delicioso...

O desfile já começou e lá vêm os grupos, a ver se há novidades. Um dragão de 40 pés, o grupo de samba do Professor Gaúcho, os filipinos tão animados com a sua percussão. Vêm também os miúdos com as bolas de basquetebol e futebol. Continuo sem perceber porque alinham na marcha! Bandas de música, escolas de línguas, crianças mascaradas a correr e grupos de teatro. Agora vêm os maluquinhos a rezar o terço.

Sinceramente isto dos desfiles de Carnaval só mesmo no Brasil, que aqui não há nada para ver.

Nunca mais acaba, quero mas é ir para um pub e beber toda a tarde.


Vou-me já pôr a caminho, antes que os homens da limpeza entrem ao serviço. De facto, a rua já ganhou nova cor com esta cobertura de papel, comida, bebida, latas e chiclets, felizmente já vejo o Old Oak além, acho que há música ao vivo hoje de tarde. Vêm as miúdas outra vez. Outro cigarro?! Vai mas é para o c******!













PS: esta é a descrição que eu poderia ter feito se tivesse visto o desfile. Como sabem estava dentro da própria parada a tentar fazer o grupo indiano andar mais depressa com os seus vestidos unisexo travados.


Feicfidh mé thú

2 comentários:

  1. E o desfile era de quê? do dia da Irlanda? essas pitas... era dizer-lhes "vejam lá se n querem que vos enfie os cigarras na..." (mais vale não. olha se elas respondem "queremos!!"...)

    ResponderExcluir
  2. St Patrick's day Parade, o dia de um dos santos patronos da Irlanda

    ResponderExcluir