segunda-feira, 9 de março de 2009

Turistas por uma tarde

Um mês depois da chegada a Cork fazia sentido fazer a primeira visita digna do nome turística à cidade que tão bem nos tem acolhido. O objectivo era descobrir o Blackrock Castle, situado a alguns quilómetros do centro da cidade. Claro está que sair de casa a um domingo antes das 3 da tarde é coisa impossível para duas jovens tão ocupadas como nós e, verdade seja dita, também não se compreende que as coisas tenham todas de fechar portas às cinco da tarde! No final de contas, e apesar das igrejas estarem todas encerradas neste que é o dia de descanso do Senhor, a tarde foi bem passada no gelado lado Norte da cidade, onde por entre os pubs se descobrem as lojas polacas, africanas e indianas (vulgo lojas dos "pipi" cents, entenda-se fifty cents em inglês com sotaque oriental).

Aqui ficam os impressionantes registos, bem demonstrativos do meu talento para a fotografia.

Ainda no centro, a minha rua favorita de Cork

Um mural nicaraguano, pintado numa das paredes exteriores da galeria Triskel, só para fazer inveja a quem não sente um sol quente há tanto tempo.

Uma vista sobre o Lee
Uma igreja qualquer

Esta não precisa de legenda

O café oferecido no pub com imagens dos Beatles

A movimentada rua St Patrick
Feicfidh mé thú

4 comentários:

  1. Porra, só tu para veres alguma beleza neste mural parolo... lá fora o povo emigrante fica com admiração a tudo que as minorias étnicas fazem...artesanato, musiqueta, graffitis!...até murais que aposto que foram feitos sem autorização devida do proprietário e por clandestinos!...

    ResponderExcluir
  2. Aliás... se não fosse o ar exótico do mural , diria que tinha sido a propria Zaramateka a desenhar a criancinha e a bicharada...o desenho desproporcional e infantilizado é uma das suas grandes qualidades!.. eu que o diga no pictionary!

    ResponderExcluir
  3. Se te tivesses dado ao trabalho de procurar na Internet o que e a Galeria Triskel, terias percebido que se trata de uma galeria de arte e que o dito mural e parte integrante de uma exposicao sobre a forma de vida das criancas na Nicaragua, o trabalho infantil e os direitos dos mais pequenos. Exposicao esta que resulta de um projecto desenvolvido in loco por uma jornalista e uma fotografa. Apesar de este mural ser uma copia, os verdadeiros sao de facto pintados por criancas.
    De resto, sao estes desenhos infantilizados e estes tracos de minorias etnicas ou civilizacoezecas que dao trabalho a "arquipelagos" como voce.Mas ja percebi que a antropologia cultural nao e muito a tua cena...

    ResponderExcluir
  4. UIiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii, peço desculpa Doutora Zaramateka! Devo ter sido a unica seguidora do seu blog que nao foi pesquisar no google o que era a Galeria Triskel!....Agora já sei: em vez de ir ao terceiro mundo analisar as realidades culturais, vou a Irlanda! Obrigada!E peço desculpa as crincinhas, coitadinhas.

    ResponderExcluir